São Paulo FC contará com escolinha de futebol na capital piauiense.


Na próxima terça-feira, dia 29, será inaugurada, em Teresina, a escolinha de futebol do São Paulo FC. Serão treinados garotos, na parte física e técnica, para a prática do esporte. A inauguração contará com a presença do goleiro Rogério Ceni.

A estrutura será financiada por parcerias empresariais locais e o clube paulista.

Sua localização:

BR-343, nas proximidades do parque de exposições Governador Dirceu Arcoverde, na zona rural de Teresina.


Exibir mapa ampliado



Por : Joaquim Camilo

Jogo do Brasil movimenta Teresina nesse domingo (20).

Copa do mundo. Brasil tenta seu sexto titulo mundial. Teresina em Festa. Em cada rua, em cada esquina, em cada bairro. É o que se vê. A capital piauiense vestida de verde amarelo. Música, bandeiras, vibração. Não será por falta de alegria que o time brasileiro não será campeão.

Saci

Tradicional nas festas das copas do mundo, o bairro se destaca pela quantidade de pessoas nos jogos do Brasil. Muita festa, gente bonita e alegria. É o que espera a torcida do Saci.


Exibir mapa ampliado

Dirceu

Vem atraindo muitos torcedores nos últimos anos para torcer pela seleção brasileira nos jogos. Bairro grande, com boas opções para uma boa festa verde-amarela. Muita alegria em bares e restaurantes.


Exibir mapa ampliado

O jogo

Nesse domingo, dia 20, Teresina parou para acompanhar o segundo jogo da seleção brasileira na copa. Grande movimentação nos principais bairros da cidade. Festa piauiense após vitória consiste por 3 a 1, em jogo duro, contra a Costa do Marfim. No fim, bom futebol brasileiro. Luis Fabiano anotou dois gols, Elano o terceiro. Drogba descontou para os africanos. Jogador lesionado, Kaká expulso, erros de arbitragem. Foi como o Brasil passou pelo segundo adversário. Resultado favorável, futebol convincente, alegria na capital.


Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

Gols: Brasil: Luís Fabiano, aos 24min do 1º tempo e aos 5min do 2º tempo; Elano, aos 16min do 2º tempo; Costa do Marfim: Drogba, aos 33min do 2º tempo

BRA: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo; Elano (Daniel Alves), Kaká e Robinho (Ramires); Luís Fabiano. Técnico: Dunga

CDM: Barry; Demel, Kolo Touré, Zokora e Tiéné; Yaya Touré, Eboué (Romaric) e Tioté; Dindane (Gervinho), Drogba e Kalou (Keita). Técnico: Sven-Göran Eriksson

Cartões amarelos: Brasil: Kaká; Costa do Marfim: Tiéné, Keita e Tioté

Cartão vermelho: Brasil: Kaká

Árbitro: Stéphane Lannoy (FRA)

Local: Estádio Soccer City, Johannesburgo


Melhores momentos do jogo :




Análise completa do jogo aqui.



Por : Joaquim Camilo


Pedalando no Ciclismo de Teresina

Teresina já pedala forte no estilo do Ciclismo

O ciclismo é um esporte que conta com um bom número de adeptos na capital piauiense. Ele é indicado para todas as idades, apresenta uma menor sobrecarga nas articulações – comparando-se a corrida – diminuindo riscos de lesões nos joelhos e coluna. Ele também diminui o estresse, visto que se tem a liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem estar. Além de tudo isso, ele treina grupos musculares como quadríceps, glúteos, abdômen, panturrilha e lombar.

Em Teresina, já existem alguns grupos voltados para a prática do ciclismo, tais como os Los Cambitos BTT, Pedal Noturno, Filhos do Sol Bikers,Pedal Livre, dentre outros.

Em conversa com um dos fundadores dos Los Cambitos BTT, Wagner Setubal, pode-se obter muitas curiosidades interessantes desse grupo. Los Cambitos já existe a sete anos e inicialmente foi fundado por ele e mais dois companheiros, Fernando Lopes e Felipe Sampaio. O nome Los cambitos, foi meio que uma sátira em cima de outros grupos que queriam americanizar seus nomes, e se intitularam assim também por sentirem que tinha mais haver esse nome com a estética das canelas finas, o que não passava de uma brincadeira. “O nome do grupo vem acompanhado do BTT (bicicleta todo terreno), como é chamado o esporte em Portugal e Espanha, ao invés de Mountain Bike” afirma Setubal.

Foto grupo Los Cambitos

Segundo Setubal, o Grupo Los Cambitos está aberto a quem queira participar, necessitando apenas de fôlego e disposição para agüentar longas pedaladas. Ele disse que é notável o apreço que os novos integrantes tem com o esporte, pois, inicialmente, alguns pedalam com bicicleta simples, mas com o tempo, com o aumento da paixão pelo esporte, eles adquirem novas bicicletas ou mudam peças das antigas.

Quando o treino deles é pela manhã, os Los Cambitos começavam a treinar, em média, as 6 horas e faziam percursos de 40 a 60 km, mas hoje eles preferem sair de carro e procurar novas trilhas, visto que as trilhas próximas estão muito perigosas ou já não existem. Um destino escolhido são as trilhas de Altos- PI.

Parada na trilha entre Altos e Barra do Longá

O Perfil do grupo é andar de bicicleta, e andar muito!Diferente de outros grupos,não importando se é pra competição, na medida que não treinam apenas direcionado a isso, “Na verdade, pedalamos pra nos divertir e tentar superar os nossos limites” afirma Wagner Setubal.

Wagner Setubal(meio) e seus amigos de trilha

Os Los Cambitos não promovem eventos, e o objetivo inicial do grupo era participar do Piocerá, objetivo alcançado com êxito. Pode-se dizer que o grupo foi um dos pioneiros aqui em Teresina, visto que dele saíram outros grupos tais como o Pedal Noturno, Os Filhos do Sol e outros.

Confira um vídeo do Los Cambitos:



Por Amanda Sandes

Fotos de arquivo pessoal de Wagner Setubal

Esporte é abordado no 27º Salão de Humor em Teresina

Em ano de Copa do Mundo, organização do evento diz que não poderia deixar de abordar o tema

Desde segunda-feira (14) e até sábado, 20 de junho, acontece no Theatro 4 de setembro e na praça Pedro II, no centro de Teresina, o 27º Salão Internacional de Humor do Piauí. Com o tema “Trânsito e Sociedade: Os desafios do século XXI” o salão é caracterizado pela diversidade cultural e por centenas de trabalhos vindos de toda parte do mundo.

O festival de humor mantém toda a sua graça com uma variedade de atrações, passando pelo humor em desenhos, shows, apresentações musicais, teatro e cinema. Há também estandes, exposições abertas, Festival de Performances, Roda de Poesia e Tambores, e mostra competitiva de cartuns. Além de pontos de comidas e bebidas típicas.

O evento conta com trabalhos de grandes artistas. Alguns cartunistas como Fred Ozanan, Luís solda e Ricardo Soares já participaram e conferiram os cartuns expostos na praça Pedro II.

Na área do esporte, algumas obras de Paulo Caruso, Rodrigo Rosa, Mario Alberto, Léo Martins, Flávio Luiz e outros, estão em destaque no salão de humor na exposição “Um país de chuteiras”. Essa exposição trata apenas da história do futebol e, sobretudo das copas de 1966 a 2002. Entretanto, a copa de 2006 não foi abortada, porque a exposição já foi apresentada antes.

Mesmo sendo repetida, a exposição continua atraindo a atenção do público

Segundo um dos representantes da produção do evento, Raildo Pereira, toda a temática do salão está voltada para o trânsito, mas por ser ano de copa o salão de humor não poderia deixar de abordar o tema. “Como estamos em ano de copa, a gente não podia deixar passar em branco no salão a abordagem desse tema. A exposição já esteve na praça e esse ano a gente achou que seria interessante a volta da exposição”, afirma.

Apesar de ser repetida, a exposição tem sido uma das mais visitadas esse ano. A galeria traz charges, caricaturas e cartuns que faz qualquer um viajar pela história do futebol brasileiro desde que ele surgiu, no começo do século passado, quando chegou a primeira bola de futebol no Brasil até a copa de 2002, contados em forma de arte e humor. Em cada banner tem várias peças de vários artistas.

Na exposição está presente Baltazar, cabecinha de ouro (foto ao lado), que é a 1ª caricatura publicada no Brasil, pelo Jornal Última Hora, em São Paulo, nos anos 50. Mostra também as façanhas de Pelé (nos anos 50 e 60) a Era Zico (na década de 80) o futebol carioca, a era Garrincha, a 1ª e 2ª geração de craques, e muito mais.

De acordo com a organização do evento, a administração dessa exposição “Um país de chuteiras”, ficou por conta dos cartunistas conhecidos nacionalmente como “Jal” e “Gual” (José Alberto Lovreto e Gualberto Costa, respectivamente). Através de inúmeras pesquisas, os dois escolheram uma série de desenhos, retratando o que houve de melhor em cada ano de copa e reuniram em um livro chamado “A História do Futebol no Brasil através do Cartum”, lançado em 2005 pela Editora Bom Texto.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver estas obras, o Salão de Humor fica em exposição até domingo.

Por: Rhavena Dias

Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses dão início no Piauí

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva, descobrir talentos nas mais diversas modalidades, além de integrar os estudantes às atividades escolares, foi iniciado, nesta quarta-feira (16), na quadra do Instituto Federal e Tecnológico do Piauí, os Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (JEPEPS 2010). Durante a abertura, houve o desfile das Delegações Esportivas das 21 Gerências de Educação, por ordem alfabética das Unidades Escolares e Modalidade Esportiva. Os jogos seguem até dia 19 de junho, composto de três etapas. São elas: Interclasse, Seletiva das GREs e Final.


1.200 é o número de estudantes, matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio, que participam do evento, divididos na categoria infantil (12 a 14 anos) e infanto (15 a 17 anos), nas modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, tênis de mesa e xadrez.

Da JEPEPS sairão os classificados para a seletiva da Fundespi e, consequentemente serão selecionados os representantes piauienses das Olimpíadas Escolares 2010.

Nesse contexto, para instigar nossos alunos a se esforçarem ao máximo nos jogos, o Gira Esportes mostra alguns atletas que, através da prática esportiva, do esforço e dedicação diários, alcançaram resultados maravilhosos para o nosso Estado. É uma forma de mostrar que, com força de vontade e coragem, se vai muito longe. A história é a seguinte. Cinco atletas picoenses participaram do Campeonato Norte/Nordeste de Karatê e alcançaram para o nosso estado, medalhas de ouro. Dessa forma, vão participar do Campeonato Mundial, que acontecerá entre os dias 07 e 11 de julho, em São Paulo. João Neto, Luís Henrique, Flaviana Fonseca, Alexandro Henzo e Henrique Guedes, são os nomes dos campeões piauienses.


Além destes, observa-se também jogadores piauienses que, hoje, atuam no exterior. Afrânio Nascimento joga futsal no MFK Tyumen da Rússia, Evandro Moreira no Balticflora, da República Tcheca e Eduardo joga no Lens, time da primeira divisão francesa de futebol.

Por: Ana Luiza Floriano

2ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social

O Gira Esportes, preocupado em divulgar o lazer, a valoração cultural e a transformação social através do esporte, informa que, nesta quinta-feira (17) ocorre o lançamento da 2ª edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O evento é promovido pelo Ministério do Esporte, por intermédio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDL) e acontece no hotel Golden Tulip International, em Foz do Iguaçu (PR).

O lançamento deste prêmio é parte da programação oficial do I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, que acontece entre de 16 a 19 de junho. Este é fruto da parceria entre os Ministérios do Esporte e da Educação com a Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA). O objetivo deste seminário é criar uma Rede de Produção do Conhecimento e Informação, na América Latina, a fim de contribuir com a qualificação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações integradas nos campos de Lazer, Esporte e Educação.

Na 1ª edição, realizada em 2008, do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social podiam se inscrever estudantes, pesquisadores e gestores que estudam políticas esportivas. Todavia, como novidade desta edição, observa-se a categoria dedicada às mídias, com o tema “Esporte, Lazer, Juventude e Promoção da Paz”. As áreas de jornalismo impresso, telejornalismo, fotojornalismo, webjornalismo e audiovisual educativo poderão ser premiadas.

O prêmio é composto de cinco categorias. Destas, três são regionais: Dissertação, Tese e Pesquisa Independente; Monografias de Graduação e Especialização; Relatos de Experiência). Assim, serão escolhidos os três melhores trabalhos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. As outras duas categorias são nacionais, intituladas Ensaio e Mídias.

Diante de tal fato, o Gira Esportes, recomenda aos gestores, pesquisadores, estudantes e a mídia em geral que participem do evento. Um trabalho escrito por um piauiense pode ser lido em cidades que possuem um investimento em esportes superior ao Piauí. Dessa forma, vão saber quais são as dificuldades encontradas no nosso Estado.

“Toda iniciativa voltada para a melhoria das políticas públicas para o esporte é importante e satisfatória”, afirmou João Henrique, gerente de esportes da SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), sobre o prêmio. A assessora da FUNDESPI (Fundação dos Esportes do Piauí), Élida Félix, em um rápido bate papo com o Gira Esportes, também se manifestou sobre o prêmio. “É muito bom iniciativas como essa, pois mostram o que está sendo feito. É uma forma de divulgar o lazer, que é muito caro e é um direito de todos, como afirma a constituição”, ressaltou.

Confira alguns dos vencedores da 1ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social.

CATEGORIAS COM PREMIAÇÃO REGIONAL

CATEGORIA 1: DISSERTAÇÕES, TESES E PESQUISAS INDEPENDENTES

REGIÃO NORDESTE:

1º LUGAR: Campos de visibilidade da capoeira baiana: as festas populares, as escolas, o cinema e arte 1955-1985 – Luís Vitor Castro Júnior – BA

2º LUGAR: Gingado na Prática Pedagógica Escolar: expressões lúdicas no Quefazer da Educação Física – Henrique Gerson Kohl – PE

REGIÃO SUDESTE:

1º LUGAR: Jogos e Cidades: ordenamento territorial urbano em grandes eventos esportivos – Sávio Raeder – RJ

2º LUGAR: Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida – Fábio Silvestre da Silva – SP

3º LUGAR: A Imagem Corporal de Adolescentes de Rua de Belo Horizonte e seus reflexos no processo de inclusão e exclusão social – Adenilson Idalino de Sousa - MG

Por: Ana Luiza Floriano

Teresina se veste de verde amarelo para torcer pelo Brasil

Vizinhos se unem para embelezar as ruas e tornar o espetáculo da Copa mais bonito

A cidade de Teresina está toda verde amarela, as ruas estão preparadas para a Copa do Mundo da África. Tudo nesta época gira em torno do campeonato mundial. É impressionante ver o desempenho dos torcedores brasileiros.

Grande parte das ruas mais enfeitadas de Teresina está participando de um concurso, Cidade Verde Amarela, que TV Cidade Verde esta realizando. A rua vencedora irá ganhar uma festa na final da Copa do Mundo com banda ao vivo, e um troféu.

Algumas ruas da cidade ganham destaque pela beleza e organização da decoração. São tão bonitas que servem como um estímulo a mais para torcida. É o caso da quadra 54 no bairro Dirceu Arco Verde. Apesar da dificuldade que a rua oferece, os moradores se empenharam e fizeram um ótimo trabalho.

No bairro Mafrense, quem ganha destaque é a rua Delegado João Braz, que pela segunda Copa consecutiva ganha visibilidade pela sua decoração. São paredes com desenhos em referência á animais da África, o mascote da Copa, ônibus da Seleção Brasileira, campos de futebol, e até o técnico Dunga é representado nas paredes dos moradores. Tudo feito em grafite, uma verdadeira obra de arte, assinada pelo artista Moisés.

Nem mesmo as paredes escapam da criatividade dos moradores

Dois dos responsáveis pela decoração da rua, dona Sônia Costa Lima e Adailton Gaulter de Sousa falam que decidiram participar pela “animação, empolgação, para mostrar criatividade, e também para competir com as outras ruas da cidade”, comentam.

Os moradores tiveram patrocínio de várias empresas de Teresina, além das suas próprias contribuições, que segundo o coordenador Adailton, foi em torno de R$600. Tudo para que os jogos do Brasil sejam mais animados, e toda a rua se una para torcer pela vitória da Seleção Brasileira, e quem sabe ganhar uma grande festa na final da Copa do Mundo da África.

Por: Ivana Machado

Solenidade marca entrega de Kits e lançamento de Selo da Copa de Mundo

Evento mostra os frutos do projeto Pintando a Liberdade

Foram entregues nesta quarta-feira (16) kits de material esportivo confeccionados através do Programa Pintando a Liberdade, desenvolvido nos presídios piauienses. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak, onde estava presente o Governador Wilson Martins e o presidente da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Vicente Sobrinho.Com a solenidade foi lançado também o selo da Copa do Mundo da África 2010 que será feito pelos Correios e pela Fundespi.

Os kits são produzidos pela fábrica do Projeto Pintando a Liberdade no Piauí ,que conta com 9 detentos liderando o projeto, além de cerca de 130 que fazem parte da costura das bolas. Este programa, que é do Ministério do Esporte e executado no Estado pela Fundespi, tem como objetivo a ressocialização dos detentos e a diminuição da pena pela produção do material esportivo. O projeto é coordenado pelo professor e técnico da Fundespi, Neivam Magalhães.

Todo kit do Pintando a Liberdade contém seis bolas de futebol de campo, quatro de handebol e três de futebol de salão e serão entregues a representantes de 17 municípios piauienses. Todo o material foi fabricado por detentos que estão nas penitenciárias Major César, Irmão Guido e na de Esperantina. Este programa, somente este ano, tem como meta confeccionar no Piauí um total de 3.650 bolas em apenas um convênio.

Fonte: www.fundespi.pi.gov.br

Edição: Ivana Machado

Brasil estréia com vitória de 2x1

O jogo não foi bonito, mas pelo menos garantiu a primeira vitória do Brasil na Copa


Ontem 15 de junho, o Brasil inteiro parou em frente à televisão. O motivo? É claro que foi a estréia da seleção brasileira na Copa Mundial de futebol da África.Depois de dias na espera, muitos treinos, muitas especulações sobre as condições físicas de alguns jogadores, enfim a seleção estreou.

O Brasil venceu por um mirrado 2x1 contra a “fraca” Coréia do Norte. Para quem esperou um jogaço de futebol, só restou a decepção de ver nossa seleção jogar um primeiro tempo chocho sem gols e sem nenhuma velocidade no ataque.

Para os já calejados em relação à Copa do Mundo e Seleção Brasileira, só veio a confirmação de que o futebol arte do Brasil à tempos acabou, e que um placar de 2x1 já é mais que suficiente para nos garantir, talvez, a classificação para as próximas fases.

O primeiro tempo terminou em 0x0, apesar de 67% de posse de bola, e com apenas 3 finalizações do Brasil, devido principalmente a zaga fechada do time Norte Coreano. Kaká, cotado para ser a grande estrela da seleção, ainda se recupera de uma lesão recente e mostrou dificuldades para entrar no ritmo do jogo.

Destaque para Maicon, que mostrou em campo toda garra de um jogador que quer vencer a Copa do Mundo. No segundo tempo a seleção entrou melhor em campo e aos 10min marcou seu primeiro gol, com um passe de Elano e finalização de Maicon pela direita.


Elano e Maicon, autores dos gols que marcaram a primeira vitória brasileira na África do Sul

Aos 26min surgiu o segundo gol de contra-ataque. Robinho deu um lindo passe pra Elano que finalizou. Depois do segundo gol a seleção deu uma relaxada e aos 43min o norte coreano Ji Yun Nam, invadiu a área e marcou um gol contra a melhor defesa da Copa, pelo menos é o que dizem.

Em meio a trancos e barrancos, a seleção comandada por Dunga venceu e conquistou o primeiro lugar no grupo G, por enquanto, já que Costa do Marfim e Portugal empataram em 0x0. Domingo ás 15:30h só nos resta torcer para a vitória do Brasil, pode ser com um placar de 1x0, já ta de bom tamanho para chegar à próxima fase.

Por: Ivana Machado

É DO BRASIL!!!

A seleção brasileira fez dois gols em cima da Coréia do Norte, sendo o primeiro do jogador Maicon e o outro do jogador Elano. Ocorreram festa e movimentação em todo o Brasil e com isso Teresina não ficou de fora. Ruas foram enfeitadas aguardando o tão esperado primeiro jogo com, deixando de lado as críticas, a felicidade de toda a nação. O que se pode escutar hoje na cidade foram fogos, gritos e vuvuzelas.


A rotina de tudo muda. Aulas são suspensas por causa do apoio a pátria bem como a Administração Pública. Como exemplo, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) que nos dias em que os jogos acontecerem no horário da tarde, às 15h30 minutos, o expediente será encerrado às 14h e o Restaurante Universitário (RU) só funcionará no horário da manhã.

Nos dias em que os jogos se realizarem às 11horas, o expediente será interrompido às 10h30 e recomeçará às 14h30.

O que o esporte não faz pela pátria!

Texto: Amanda Sandes

Fotos: Portal Acesso

Mulheres Fortes

Boxe, esporte tipicamente masculino, vem ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres

O Boxe, também conhecido como pugilismo, é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. Visto como um esporte predominantemente masculino, talvez pela agressividade presente nas lutas, o boxe também tem lugar para mulheres, e o boxe feminino vem conquistando adeptas, inclusive em Teresina.

O que é tido hoje como Boxe feminino , nos remotos tempos de Grécia, ocorria por causa de desavenças, e o prêmio em dinheiro ganho pela vencedora servia mais como uma indenização. (fonte - W. Oxberry: Pancratia, or a History of Pugilism.)


Apenas recentemente, em 2009, que o Boxe feminino passou a ser incorporado como esporte para as próximas olimpíadas que será em 2012, em Londres.

As categorias do Boxes são divididas em classe de idade e categorias de peso, visto que é proibido um boxeador lutar com outro de classe ou categoria distinta. A divisão por

peso e idade feita pela AIBA, que é o órgão máximo do boxe olímpico no mundo, fica da seguinte forma:



Para se determinar a classe de idade de uma boxeadora, o que interessa não é o dia de aniversário, mas sim o ano de nascimento.

A duração dos rounds no Boxe feminino são divididas da seguinte maneira:

Infantil – 3 minutos de round por 1 minuto e meio de descanso

Cadetes/ Junior – 3 minutos de round por 1 minuto e meio de descanso

Juvenis – 3 minutos de round por 2 de descanso

Adulto – 4 minutos de round por 2 de descanso

O Boxe em feminino em Teresina ainda não conta com tanta popularidade, mesmo que já exista academias oferecendo treino exclusivamente para mulheres, em média, desde o ano de 2004. Ao contrário do que as pessoas pensam, no boxe se exercita todo o corpo e não só os braços; e além disso se exige muito do quadril, o que faz com que se faça exercícios específicos para essa região do corpo. Em conversa com o dono de uma academia de Teresina, Said diz que as mulheres que procuram o esporte vão mais por um rigor estético, para emagrecimento, e que aqui não existe campeonatos voltado a mulheres.

Por: Amanda Sandes

Teresina na Copa do Mundo.

11 jogos da Copa do Mundo já se foram. 11 estréias. Uma África do Sul sem sorte, que com um México pouco inspirado, não passou de 1 a 1. Decepção da seleção francesa, que não saiu do empate, sem gols, com o fraco Uruguai. A Argentina, com um bom volume de jogo, apesar de mostra fragilidade na defesa, passou pela Nigéria com placar mínimo. A Coréia do Sul bateu a Grécia por 2 tantos a 0. A Inglaterra mais uma vez não impressiona na estréia e apenas empata com o bom time dos EUA. Eslovênia bate Argélia; Gana, a Sérvia (primeira vitória africana na copa); Japão bate Camarões; placar comum de 1 a 0. A Alemanha surpreendeu. Fugiu do seu tradicional futebol burocrático e deu aula de futebol. Com futebol vistoso, toques rápidos e jogadas de efeito, atropelou a frágil Austrália por 4 a 0. A Holanda não inventou. Com jogo objetivo, sem muita graça, superou a Dinamarca por 2 a 0. A Atual seleção italiana tropeçou e só empatou com o time do Paraguai, em 1 a 1. Foram assim os quatro primeiros dias na África do Sul. Surpresas, Decepções, Eficiência.

A capital piauiense já respira bom futebol. O Brasil só estréia nessa terça, dia 15, às 15h30, mas os teresinenses não deixam de conferir os jogos do mundial. Já arriscam palpites para os futuros adversários da seleção brasileira. Fábio Ferreira, um dos organizadores da festa no bairro Dirceu, é objetivo na sua análise. “França e Itália começam mal, mas sempre chegam. A Alemanha muito forte. O Brasil vai ser campeão, mas não vai ser nada fácil.”

E não só os homens que estão no clima da copa. A competição contagia todas as teresinenses também. Dona Maria de Lourdes, moradora do bairro Monte Castelo, afirma não acompanha jogos que não sejam os das seleções. “É diferente sabe. Apesar de não entender muito de futebol, eu me empolgo com os jogos. E quando se fala em Brasil, a gente se emociona mesmo”.

Não tem jeito. Sair mais cedo do trabalho, dar uma escapada na aula, sentar na poltrona, se reunir com os amigos e torcer pela seleção. Camisa amarelinha e bandeira pronta. Amanhã é a começa a Copa para o Brasil.



Vídeos Promocionais do Mundial :









Confira as ultimas notícias da Copa aqui.


Texto : Joaquim Camilo

Fotos : google.com

Em domingo de Copa, Vôlei é atração em Teresina.


Mesmo em período de Copa, Teresina não respira só futebol. No ultimo fim de semana, sábado (12) e domingo (13), aconteceu na capital a etapa piauiense do Circuito Estadual Banco do Brasil Vôlei de Praia . O evento, realizado na Arena Eugênio Fortes, contou com a participação de 22 duplas, dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Foi a 11ª etapa da competição no ano de 2010.

Pernambuco se destacou no torneio. Foram três atletas no lugar mais alto do pódio. Camila Guimarães, Adriano e Nelson. Campeãs da etapa pernambucana, encerrada no fim de maio, Camila Guimarães e Aline (BA) voltaram a vencer nova etapa, após vitória por 2 sets a 1.

Como a dupla feminina, Adriano também foi campeão em Jaboatão dos Guararapes (PE). Dessa vez, com novo parceiro, Nelson, voltou a vencer. Foram 2 sets a 0.

O próximo destino do Circuito será Porto Velho (RO), entre os dias 18 e 20 de junho. Serão recebidos atletas de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima e Rondônia.




Texto : Joaquim Camilo

Fotos : google.com

Teresinenses que não torcem pelo Brasil na Copa do Mundo: Eles existem

O clima de copa parece tomar conta de tudo e de todos durante o torneio. Só parece. Há aqueles que não se envolvem pelo momento, e até aqueles que (pasmem) torcem por rivais da seleção canarinha

De quatro em quatro anos acontece a Copa do Mundo de Futebol. O Brasil, pela sua tradição e por ser o único pentacampeão, entra sempre como favorito. Diante disso, corações batem mais forte, e a expectativa gira em torno de mais um título para o nosso país.

2010 está aí para confirmar tal fato. Por todo o Brasil não se fala em outra coisa. Na televisão, nos jornais, nas escolas, no ambiente de trabalho, o assunto é o mesmo: Copa do mundo. Não é diferente em Teresina, onde já se vê ruas enfeitadas, pessoas circulando vestidos com a camisa da seleção, lojas lotadas de produtos verde e amarelo, carros estilizados com bandeirinhas do Brasil, dentre outros.

A maior competição do futebol mundial faz parar bancos e supermercados. Estes, na copa, organizam seus horários de funcionamento, de acordo com os jogos da seleção brasileira.

Todavia, há os que consideram o ano da copa do mundo como qualquer outro. Isso acontece, principalmente, entre o público feminino que não gosta de futebol. Alguns aproveitam para ler livros, assistir filme, fazer compras. Porém, outros não fazem nada, simplesmente seguem a sua rotina natural.

Existem outros, entretanto, que amam futebol, são brasileiros, piauienses, teresinenses, pentacampeões, mas não torcem para o Brasil. Alemanha, Itália, Argentina, são alguns dos países escolhidos para a torcida. Railson Raimundo é um desses torcedores teresinenses. Sua história com a Argentina, seu país de coração, iniciou em 1993. Ao ligar a televisão, nas eliminatórias para a copa de 1994, a Argentina estava perdendo de 5 a 0 para a Colômbia. O que chamou a atenção de Railson foi a torcida argentina. “Mesmo o time perdendo, a torcida gritava e chorava pelo país. Me apaixonei, neste momento, pela Argentina”, afirma o torcedor.

Railson, apaixonado pela maior rival da seleção brasileira

Luciano Alves, operador de telemarking, de 32 anos também está nesse time. “Não torço para o Brasil porque acho que é tudo marmelada. Os jogadores são todos comprados. Deixam de ganhar a Copa se tiver dinheiro envolvido nisso. Acabo torcendo para outras seleções, como a Argentina”, afirma.

Há ainda os decepcionados, que deixaram de torcer para a nossa seleção. Luzia Maria de Sousa Oliveira, de 56 anos, se traumatizou com a copa da Alemanha de 2006. Ela afirma que um jogador não evitou o gol da equipe adversária porque ele foi ajeitar a sua meia. “Se eles não são patriotas, porque eu vou ser?”, pergunta. Segundo ela, tudo que se faz na vida tem que ser feito com seriedade. “Eu estou na minha casa, com tudo preparado, e eles não se empenham suficiente para vencer”, ressalta.

Mas nem sempre os motivos para esta “traição” são passionais. Às vezes o torcedor brasileiro se identifica com o futebol de outros países. “Quem gosta muito de futebol, de tanto acompanhar acaba se identificando com um estilo de jogo, que é a forma de jogar de algum time. Essa admiração acaba virando paixão, que transforma um admirador em um torcedor”, revela Ezequiel de Melo, que torce pela Alemanha. André Luiz já é bem mais sucinto ao justificar sua preferência. “Quis sair da mesmice e sou fã do futebol italiano”, revela.





















Por: Ana Luíza Floriano

Caminhada da Fraternidade reunirá milhares de pessoas neste fim de semana em Teresina

Especialistas alertam para os cuidados a serem tomados, principalmente por quem não tem o costume de praticar esportes

É cientificamente comprovado que a prática de esportes pode reduzir consideravelmente os riscos de doenças, além de contribuir para uma melhor formação do corpo. Para muitos, serve como busca de um corpo perfeito; já outros acreditam que as atividades físicas são as melhores armas para a manutenção de uma vida relativamente saudável. Para aqueles que não são tão chegados às práticas esportivas que exigem muito das pessoas, a melhor opção é a caminhada. Ela é um bom caminho para ajudar a manter a forma e evitar o sedentarismo.

Lançamento da Caminhada da Fraternidade, este ano com o tema"Solidariedade com a bola toda"

Alguns têm o hábito de caminhar, já outros preferem iniciar esta prática esportiva apenas nos meses que antecedem as férias, e acabam deixando os exercícios de lado nos outros meses. É importante lembrar que é preciso se exercitar com freqüência para alcançar resultados positivos, de nada adianta querer recuperar o tempo perdido em um curto período. A caminhada é uma das atividades físicas que deveriam ser praticada diariamente por trazer muitos benefícios à saúde física e mental.

Entretanto, com outra finalidade sem ser a esportiva, no próximo domingo, 13 de junho, em Teresina, acontecerá a 15ª edição da Caminhada da Fraternidade, que tem como tema Solidariedade com a Bola Toda. A Caminhada da Fraternidade nasceu no ano de 1995 como um dos gestos concretos da Arquidiocese de Teresina. Ela nasceu para dizer não ao preconceito e durante muitos anos reuniu milhares de pessoas nas principais ruas de Teresina com o propósito de somar forças para construir uma sociedade sustentável, baseada na igualdade, fraternidade e justiça, valorizando o ser humano, combatendo o preconceito e a exclusão social.

Segundo o Educador Físico, Kelson Silva, deve-se ter sempre cuidado antes de praticar esportes, principalmente quando são feitos esporadicamente e sem preparação anterior. “Para aquelas pessoas que não praticam nenhum tipo de esporte e vão participar da Caminhada da Fraternidade no domingo, é necessário fazer bastante alongamento antes da atividade e principalmente após a caminhada. Porque no dia seguinte normalmente aparecem dores musculares nas pessoas que não praticam esporte”, afirma.

De acordo com o trabalhador, José Roberto, que participa há vários anos da caminhada da fraternidade, no outro dia após a caminhada ele sente dores musculares e admite que é a falta de exercícios. “Sou amante dos esportes, mas sou acomodado e não pratico exercícios, mas participo da Caminhada da Fraternidade porque além de fazer parte da igreja é uma maneira de ajudar ao próximo. Durante a caminhada a gente canta, conversa e conhece novas pessoas, assim acaba esquecendo-se do cansaço, só no outro dia que sinto as pernas pesadas,” confessa.

José Roberto: "Só no outro dia sinto as pernas pesadas"

Em todas as suas edições, a Caminhada da Fraternidade simbolizou um desfile de cidadania, que além de recursos financeiros para a manutenção dos diversos serviços, programas e projetos da Ação Social Arquidiocesana, fortalecem o compromisso ético e a opção preferencial pela Vida, expresso do começo ao fim da Caminhada. Considerada por muitos, a Caminhada da Fraternidade é um projeto de conscientização, de ajuda e amor ao próximo.

O evento terá início às 7horas no adro da Igreja São Benedito e com largada oficial da caminhada às 8 horas após a celebração da Santa Missa. O percurso da caminhada será pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima e com encerramento na Avenida Universitária próximo ao balão da Avenida Ininga, com bênção final e show de bandas locais.

Confira abaixo algumas dicas para quem vai participar da caminhada:

Benefícios

• Diminui o estresse e combate a depressão
• Eleva a resistência do sistema imunológico
• Ajuda a manter o peso ideal
• Torna os ossos mais fortes
• Previne ou ameniza sintomas da osteoporose
• Aumenta a vitalidade e disposição para viver
• Protege o coração, evitando doenças relacionadas a ele
• Auxilia no controle do diabetes e colesterol
• Amplia a rede de amigos
• Facilita o parto normal
• Aumenta a flexibilidade
• Aumenta a massa óssea e desenvolve a musculatura
• Elimina gordura
• Diminui o risco de varizes
• Aumenta a força e flexibilidade
• Melhora o humor
• Melhora a respiração
• Aumenta a circulação do sangue
• Aumenta a imunidade do corpo
• Ajuda a ter um sono mais tranqüilo
• Diminui os riscos de deterioração mental

Recomendações

• Use roupas leves e confortáveis e calçados adequados
• Use filtro solar
• Mantenha o tronco ereto, sempre focando a frente, sem olhar para o chão, mova livremente os ombros, flexione os braços levemente e mantenha o abdômen contraído
• Apóie primeiro o calcanhar, depois a planta do pé e por fim os dedos no solo
• Use sempre meias para não criar bolhas
• Alongamento sempre antes e depois da caminhada
• Faça uma avaliação médica antes do início da prática
• Se estiver começando, vá com calma
• Faça da caminhada um hábito
• Não caminhe em jejum
• Hidrate seu corpo, beba muita água
• Não encare a caminhada como um passeio. Tenha ritmo
• Mantenha a postura correta
• Obedeça aos limites do seu corpo
• Evite os horários de maior calor
• Use tênis um número maior que o de costume (os pés dilatam durante os exercícios)
• Use chapéu ou boné de abas largas
• Após a caminhada tome banho frio

Por: Rhavena Dias

Flamengo se prepara pra disputar a Série D

Rubro-negro quer fazer bonito na última divisão do Campeonato Brasileiro

Ao contrário do que se falava, o Flamengo do Piauí participará do Campeonato Brasileiro de Futebol. Apesar de o nome do Flamengo não aparecer na tabela divulgada pela CBF, os dirigentes garantem que o time Competirá na série D. O rubro negro terá sua estréia, após a Copa, no dia18 de julho em Imperatriz, no Maranhão, contra o JV Lideral.

Segundo o Presidente do Flamengo, Everaldo Cunha, o time irá realizar a preparação para competir na série D do Campeonato Brasileiro nos dias 20 a 30 de junho. “Os trabalhos iniciais serão durante esse dez dias, que é a pré-temporada, aonde os atletas trabalharam em três expedientes. É uma preparação onde os atletas ganham consistência muscular. No dia primeiro de julho começará os trabalhos com bola, também os treinos táticos, técnicos e alguns coletivos”, explica Everaldo Cunha.

Para comandar o time do Flamengo, o escolhido pela direção foi Paulo Moroni, treinador do clube rubro negro no segundo turno do Campeonato Piauiense. Segundo Everaldo, já está sendo feita a reavaliação do grupo e deverão ser feitas modificações, atingindo cerca de metade do time. Buscando se fortalecer e lutar no campeonato, o futebol piauiense vai se unir para ter seus melhores jogadores na disputa. “Será feita uma seleção com os melhores daqui e contratar outros para fazer um time forte, para levar o futebol pra terceira divisão”, afirma. Ele diz também que já foi conversado com os outros times para buscar o pessoal, fazer novas contratações e que existe uma lista com o nome dos jogadores, que foi passada ao departamento.

A expectativa do grupo é muito boa. É a segunda competição seguida, e eles terão que dar uma resposta em campo, de acordo com o presidente. Para ele, atualmente, os atletas estão muito focados para tirar o time do Piauí dessa última divisão. “Há uma movimentação de todos, além de uma cobrança grande. Estamos buscando os apoios da prefeitura e do governo, pois além de elevar o futebol tentaremos colocar o time nos próximos 5 anos pelo menos na serie B do campeonato brasileiro”, diz.

Everaldo Cunha: "A meta é chegar à Série B em cinco anos"

O objetivo no momento é colocar o Flamengo do Piauí na Série C e depois na Série B. Everaldo ressalta que o importante é frisar a importância que vai trazer para o Estado do Piauí a colocação do time na serie B do campeonato brasileiro, que além de um retorno publicitário, divulgará a potencialidade do Estado, mostrando o que tem de bom no Piauí para o mundo todo, através de uma forma barata.

O Segundo jogo do rubro negro no Campeonato Brasileiro acontecerá no dia 25 de julho no Estádio Albertão contra o Guarani de Sobral. E no dia primeiro de agosto, também no Albertão, será a partida contra o Sampaio Correia, do Maranhão.

Confira a tabela da Série D (ainda sem o nome do Flamengo)


Por: Rhavena Dias

19ª Edição da Copa do Mundo movimenta Teresina

Até as universidades pararam para assistir a abertura da Copa. Na foto, praça de alimentação da UESPI

Mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol já chegou. A cada quatro anos um país diferente sedia o evento mais esperado do esporte mundial. Neste ano de 2010 é a vez da África do Sul, uma nação de maioria humilde e sofrida que está com os corações alegres por receber as várias delegações participantes da copa. Pela primeira vez, o continente africano recebe a competição.


Para a competição iniciar com o pé direito, aconteceu nesta quinta-feira, dia 10, às 15h da tarde, a abertura da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010. Teresina parou para assistir ao evento, que foi marcado por uma diversidade musical e campanha por educação, enaltecendo o líder Nelson Mandela. A festa aconteceu no Orlando Stadium, em Soweto, com um público de aproximadamente 36 mil pessoas. Foram três horas de show, onde a população africana mostrou toda a alegria que vai contagiar o país nesses 31 dias de jogos.


A população teresinense se reuniu em bares, restaurantes, shoppings centers, ou até mesmo no ambiente de trabalho e nas universidades para assistir a mais esperada festa do esporte do ano. Na Universidade Estadual do Piauí, por exemplo, no horário da abertura, vários alunos trocaram as aulas por uma televisão. Na praça de alimentação da instituição tinha três televisores ligados na abertura da copa do mundo. A aluna do curso de Pedagogia, Karla Raquel, ao sair de uma prova, sentou-se nos bancos da UESPI para assistir ao evento e comentou que não conhecia os cantores que se apresentavam na grande festa do futebol.





A auxiliar de escritório Cipriana Melo assistiu a abertura em meio à correria do dia-a-dia. “Não gosto das músicas africanas que foram tocadas na abertura, mas é a forma do povo africano mostrar a sua cultura”, afirmou. A mesma opinião teve o estudante de direito, Joaquim Camilo. “O pouco que vi não gostei, não teve nada de novo e criativo em relação à copa de 2006”, ressaltou.


Confira as fotos da abertura da 19ª Edição da Copa do Mundo de Futebol


Por: Ana Luíza Floriano

Sarah Menezes orgulha mais uma vez o Piauí



Sarah Menezes. Esse é o nome que vem orgulhando todos nós piauienses. Atleta nascida em Teresina, essa pequena garota (1,52 m de altura), vem alcançando resultados espetaculares. Diante disso, o Gira Esportes, preocupado em dar notícia sempre atualizada, informa aos leitores do blog, que Sara Menezes subiu no ranking mundial.



A atleta, em entrevista ao Gira Esportes no sábado, dia 5, estava em 7º lugar no ranking mundial. Em contrapartida, o ranking da Federação Internacional de Judô foi atualizado nesta semana, e Sara Menezes subiu duas posições, tornando-se a 5ª no ranking mundial, na categoria ligeiro, até 48 quilos. O Brasil tem seis atletas no Top 10 da lista, dentre estes, a judoca piauiense. A atualização do ranking mundial foi devida às Copas do Mundo de Madrid (ESP) e Bucareste (ROU).



- 48 kg:


.Sarah Menezes (PI) WRL 5

.Taciana Rezende (RS) WRL 21

.Daniela Polzin (RJ) WRL 30

.Catiere Toledo (SP) WRL 43


Como foi mostrado anteriormente, Sara é a melhor brasileira na sua categoria, melhor das Américas e a segunda melhor no continente entre todas as mulheres do ranking nas várias categorias. Porém, só está atrás da cubana Idalis Ortiz, que é a 3ª na categoria até 78 kg. Assim, a judoca piauiense acumula pontos para conseguir a tão sonhada classificação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


TOP 10


  1. Tomoko Fukumi – JAPÃO – 1.770

  2. Frederique Jossinet – FRANÇA – 1.080

  3. Haruna Asami – JAPÃO – 820

  4. Alina Dumitru – ROMÊNIA – 766

  5. SARAH MENEZES – BRASIL – 700

  6. Jung-Yeon Chung – COREIA DO SUL – 672

  7. Emi Yamagishi – JAPÃO – 670

  8. Eva Csernoviczki – HUNGRIA – 632

  9. Kaori Kondo – JAPÃO – 536

  10. Nataliya Kondratyeva – RÚSSIA - 520


Nesse sentido, o que queremos mostrar é a motivação da campeã piauiense. Ela mostrou que, mesmo diante das dificuldades, a força de vontade se mostrou maior para alcançar o objetivo traçado. Dessa forma, o Piauí mostra sua força através da judoca, refletindo o âmbito local, no internacional.

O Gira Esportes entrou em contato com a atleta piauiense para saber como ela recebeu essa noticia. “Eu me sinto muito feliz, pois subir no ranking é um ponto positivo. Isso significa que meu esforço nos treinamentos está dando resultado. Cada vez que compito e venço uma luta vou pontuando no ranking mundial”, ressalta a judoca. Sara Menezes deixou um recado para os que se interessam pela prática esportiva” Para as pessoas que estão se envolvendo nos esportes, afirmo com toda certeza que vai ter uma qualidade de vida melhor”, aconselha a atleta.

Veja a entrevista com Sara Menezes


Altas temperaturas e exercícios físicos trazem riscos à saúde

Embora seja benéfica, a prática esportiva inspira cuidados nas altas temperaturas da capital piauiense

Todos sabem dos benefícios que a prática de exercícios físicos regularmente traz à saúde. Mais agilidade, flexibilidade, melhora cardiovascular, melhora na respiração, entre outros. Mas quando é que a atividade física põe em risco a saúde?

O sol escaldante de Teresina dificulta a vida dos atletas piauienses

Em Teresina as médias de temperatura são muito quentes a maior parte do ano. A cidade possui uma temperatura média em torno dos 27ºC, tendo mínimas de 20ºC e máximas de 35ºC, porém nos meses mais quentes a máxima pode chegar a mais de 40ºC. Essas altas temperaturas, aliadas à exercícios físicos, podem trazer prejuizos à saúde.

Outro problema é a umidade relativa do ar, que em Teresina já chegou a 30%, enquanto o normal para esse período do ano é 60%, índices considerados preocupantes, e que também fazem mal à saúde de quem pratica esporte.

De acordo com especialistas, a alta umidade do ar associada a elevadas temperaturas podem causar danos à regulação da temperatura no corpo, causando de fadiga a danos no cérebro, como acidente vascular cerebral, além de cãibras e esgotamento. No caso de Teresina com a elevada umidade do ar, a transpiração (processo que o organismo utiliza para regular a temperatura do corpo) diminui porque a evaporação da água é dificultada e a sensação de calor aumenta.

Segundo o educador físico, Danilson Araújo Monteiro, “praticar atividade física exposto a altas temperaturas pode causar desidratação por perda de liquido através do suor; se for exposto ao sol, insolação; e em casos mais graves pode levar até a internação”. Para evitar o mal estar devido às elevadas temperaturas “o ideal é não praticar esportes em ambientes muito expostos ao sol, e, se não tiver outra opção, ficar o mínimo de tempo possível, e sempre ingerir bastante liquido, que diminui consideravelmente o risco de desidratação”, conclui.

Por: Ivana Machado

Ser Brasileiro


Ano de copa do mundo é tudo igual: tudo é verde amarelo, desde a calcinha a docinhos de festa, e olha que comer um docinho verde não é nada agradável, parece aquelas coisas naturebas.

As ruas todas enfeitadas, não existe ninguém no Brasil que não tenha uma peça de roupa, ou um calçado, ou as unhas pintadas de verde amarelo, todo mundo unido em uma só torcida: è hexa Brasil!!!! Só tem um pequeno problema: para sermos campeões não depende de mim ou da minha amiga de faculdade apaixonada por futebol, nem do meu pai que adora uma copa do mundo, ou de você caro leitor que já é todo expectativa para o inicio dos jogos.

Pois é, pra felicidade geral da nação Brasileira ocorrer, dependemos da seleção do Dunga, que não é lá essas coca-colas. Dependemos da boa vontade e dedicação de uma seleção que não fomos nós que escolhemos(meio estranho já que são representantes da nação, e nem nossos palpites foram ouvidos).

Quando penso nisso o fantasma de 2006 me assombra. Vai nessa Brasil, a taça já é nossa. Tudo pronto, ruas enfeitadas, roupas compradas, pipocas prontas e... a França, a bendita França, acaba com o sonho de uma nação. Será?

Sinceramente? Acho que não. O que acabou com nossos sonhos foi aquela seleção que não amou o suficiente, não se dedicou o suficiente, que não se entregou o suficiente, que não treinou o suficiente. Culpa daquele gordo também (o Ronaldo, é claro).

Mas nesse ano o hexa é nosso, não teremos choro, nem revolta, e todos os feriados dos dias dos jogos vão ser usados da forma que são para serem usados, todo mundo torcendo, vibrando, gritando, chorando(de alegria), sem esquecer é claro, de agourar a Argentina. Minha gente, ninguém merece o Maradona.

Vamos nessa, que agora é hexa(tomara num agüento mais chorar nas quartas de final, e ter que trabalhar, nos dias da semi final e da final, brasileiro nenhum merece).

Por: Ivana Vasconcelos

Le Parkour: O esporte frânces invade Teresina

Teresina conta com um grupo de adeptos a esse esporte

O Le Parkour (LP), que em português pode ser traduzido como o percurso ou deslocamento, está ganhando as ruas, prédios, muros da capital teresinense. Esse esporte tem como base o movimento de uma pessoa de um ponto a outro de maneira mais rápida possível, superando os limites de habilidades do corpo humano.

O objetivo central do Le Parkour é superar limites e por isso muros, escadas, árvores, prédios são escolhidos como centro de treinamento do Le Parkour. Homens que praticam Le Parkour são reconhecidos como Traceur e mulheres como Traceuses. Esse esporte que não tem classificação exata, pois uns afirmam que pode ser esporte radical, e outros de artes marciais, foi fundado pelo Francês David Belle.

O Le Parkour em Teresina existe a basicamente quatro anos e congrega pessoas entre 15 e 23 anos.Seus integrantes afirmam que limitação de idade não existe e que o esporte pode ser praticado por todos aqueles que tenham disposição para fazê-lo. O local escolhidos para os treinos deles é a Praça Pedro II (centro de Teresina) e eventualmente em outros lugares que eles consideram interessantes para o esporte.

Confira abaixo uma entrevista com Daniel Lee, praticante do Le Parkour e uma demostração do esporte :





Por Amanda Sandes
abtriz@gmail.com

Capoeira sem limites

O site EBCPORTUGAL.COM faz uma definição importante do que é capoeira. Eles dizem que “Capoeira é uma Arte Marcial que combina elementos de dança com luta, corpo e alma, ao som de instrumentos e cânticos, seguindo um ritual específico, durante o qual se desenrola um “jogo”, dentro dum círculo formado pelos praticantes (a Roda).”

O Piauí já conta com alguns grupos de capoeira que congregam pessoas das mais variadas classes sociais e, dentre esses, existe o grupo chamado Raízes do Brasil que conta com representações em quase todo o território nacional, bem como, fazem trabalhos em outros Países.


Em conversa com o Mestre Touro, que realiza trabalhos em Teresina, ele falou que as aulas da capoeira ministradas por ele e pelo grupo não se restringem apenas a aulas práticas, de ação, mas também a aulas teóricas, mostrando a história do Brasil que não é contada nos livros didáticos, da sua influência na libertação dos escravos e com isso um desenvolvimento do País. Ele diz também que a capoeira tentar disseminar os princípios gerais do esporte, que são cidadania, respeito, dedicação que “são ensinamentos que a pessoa vai levar por toda a vida” diz Touro.


Touro diz q Touro diz que a capoeira é um ambiente amplo e que cabem vários tipos de pessoas. Tem umas que vão com o objetivo típico do esporte, que é a luta, mas muita gente vai com objetivos estéticos, por causa que elas não gostam de freqüentar academias e que a capoeira ajuda a modelar o corpo. Há que levar em conta também que ela permite uma sociabilidade com vários níveis sociais e por isso, a capoeira além de ser um esporte marcial, ela também é uma forma de entretenimento e lazer.

Mestre Touro dentro do grupo Raízes do Brasil participa de alguns projetos sociais. A mais de 10 anos que é ligado ao projeto 2º Tempo e Escola Aberta, que é dedicado a jovens do bairro Mafrense (zona norte de Teresina).

Por ser um bairro pobre, ele acredita que já conseguiu mudar a vida de muitos jovens. Esse projeto não é dedicado a um grupo social específico, é um projeto do bairro apenas. Alguns alunos já desenvolvem trabalhos de capoeira em outros lugares.


Nesta ultima terça, dia 03 de junho, o Mestre Touro embarcou juntamente com o professor David de Campinas- SP para Itália, onde estão contribuindo para um curso técnico de Capoeira.

Outro objetivo do Mestre Touro na Itália é divulgar o Encontro das Américas, marcado para ocorrer de 12 a 17 de julho.


Confira uma apresentação de capoeira feita no Teatro 4 de Setembro:



Por Amanda Sandes

abtriz@gmail.com

Powered by Blogger