Núcleo de atividades da terceira idade garante bem-estar ao idoso de Teresina

Projeto desenvolvido na UESPI ajuda idosos a recuperarem a saúde física



É inegável que a atividade física é um ótimo meio para se evitar e prevenir várias doenças. Os médicos recomendam caminhadas, malhação, dentre outras atividades, para combater o sedentarismo e para melhoria da qualidade de vida.

Diante disso, a Universidade Estadual do Piauí, possui um projeto de extensão universitário chamado NUTI (Núcleo de Atividades da Terceira Idade), que há sete anos oferece atividades físicas diversificadas como ginástica localizada, ginástica recreativa, jogos recreativos e danças. Os integrantes do NUTI são idosos com mais de 60 anos de idade. No âmbito social realiza comemorações de datas festivas, passeios e palestras.

Alunos de Educação Física, Medicina e Psicologia realizam um trabalho conjunto, onde fazem um planejamento semanal. Dentre estas, está a educadora física Diana Rodrigues, bolsista do NUTI, que, em entrevista ao Gira Esportes, falou da importância do idoso fazer atividade física. “Quando o corpo chega à terceira idade, ele perde flexibilidade, muito do seu tecido muscular e ósseo, a capacidade cardiorrespiratória também tende a ficar debilitada, e isso acarreta muitas doenças. Por isso é importante que estejamos sempre nos exercitando, para contrapor esses efeitos naturais da idade”, explicou a educadora.


Para o idoso participar do NUTI é necessário este passar por duas etapas. A primeira é uma entrevista com as coordenadoras. A segunda é uma avaliação médica. Dona Maria das Dores e Silva, de 80 anos, aconselhada pela filha, participa do NUTI há mais de 6 anos. “Eu aprendi muita coisa para melhorar a minha saúde e, às vezes eu venho com meu joelho doendo e quando termina a atividade já está bem melhor”, afirma a dona de casa.

Por: Ana Luíza Floriano

0 Response to "Núcleo de atividades da terceira idade garante bem-estar ao idoso de Teresina"

Postar um comentário

Powered by Blogger