SALIPI não trata de esporte em ano de Copa

Coordenador do evento admite falha em ignorar esportes no evento

O esporte já se encontra na veia dos brasileiros, em especial o futebol. Em ano de copa a euforia se torna maior, as diferenças sociais são deixadas de lado e todos buscam uma só coisa: que o time de futebol brasileiro seja campeão. Em Teresina, no mês de junho não é só com a Copa que a população está envolvida. Antes da abertura da Copa, que acontece dia 11, a população aproveita o evento literário que já faz parte do calendário da cidade.

Lançado em 2003, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) acontece sempre na primeira semana de junho em Teresina. Este ano, em sua oitava edição, o evento vem englobando o lançamento de livros, bate-papo literário, fóruns temáticos, mostra de cinema, shows, exposições, cursos, oficinas e palestras. Embora apresente uma diversidade de assuntos, o Salipi esqueceu de abordar sobre os esportes.

Visitando e questionando 12 livrarias, apenas 4 delas possuíam algum livro literário esportivo. Em uma delas, a literatura esportiva focou-se nas crianças. Quebra-cabeças, livros, jogos, DVDs e revistas têm como tema os jogos da copa, para ensinar e divertir a criançada. As livrarias que não possuíam o material argumentaram que não existia procura por literatura esportiva. A vendedora Iranilde disse que até tem livros sobre esporte na loja, mas optou por não levar para o SALIPI, por não haver procura pelos mesmos.
A maioria dos exemplos encontrados são para crianças

Entretanto, o vendedor Marcílio Morais, disse que a procura é grande, mais ocorre somente por livros de futebol. “Tenho livros que falam sobre handbol e outros esportes, mas as pessoas só procuram sobre futebol pelo fato de ser ano de copa” afirma. Segundo o vendedor Fabio Batista, há demanda e as vendas desses livros tem sido ótima. “Desde segunda-feira tenho vendido em média 10 livros por dia sobre esporte, e essa busca só ocorre porque é ano de copa” afirma. Ele afirma também que é somente nesta época que se da uma dedicação especial para livros esportivos.Expositor fala que tem procura, mas não foi o suficiente para incentivar as livrarias

De acordo com uns dos Coordenadores do Evento, Wellington Soares, não se pensou em abordar sobre esportes no evento. “Embora seja ano de copa, não foi pensado a respeito do assunto, para ser abordado em palestras ou debates durante o evento. Admito que aconteceu essa falha”, confessa.

O evento este ano homenageia o escritor Fontes Ibiapina e começou segunda-feira, 31 de abril, e acontece até domingo, 6 de maio, no Complexo da praça Pedro II. Conta com a presença de escritores locais, nacionais e estrangeiros. Além de ser visitado por inúmeras pessoas de todas as idades que buscam conhecimento, diversão e cultura.

Por: Rhavena Dias

0 Response to "SALIPI não trata de esporte em ano de Copa"

Postar um comentário

Powered by Blogger