Altas temperaturas e exercícios físicos trazem riscos à saúde

Embora seja benéfica, a prática esportiva inspira cuidados nas altas temperaturas da capital piauiense

Todos sabem dos benefícios que a prática de exercícios físicos regularmente traz à saúde. Mais agilidade, flexibilidade, melhora cardiovascular, melhora na respiração, entre outros. Mas quando é que a atividade física põe em risco a saúde?

O sol escaldante de Teresina dificulta a vida dos atletas piauienses

Em Teresina as médias de temperatura são muito quentes a maior parte do ano. A cidade possui uma temperatura média em torno dos 27ºC, tendo mínimas de 20ºC e máximas de 35ºC, porém nos meses mais quentes a máxima pode chegar a mais de 40ºC. Essas altas temperaturas, aliadas à exercícios físicos, podem trazer prejuizos à saúde.

Outro problema é a umidade relativa do ar, que em Teresina já chegou a 30%, enquanto o normal para esse período do ano é 60%, índices considerados preocupantes, e que também fazem mal à saúde de quem pratica esporte.

De acordo com especialistas, a alta umidade do ar associada a elevadas temperaturas podem causar danos à regulação da temperatura no corpo, causando de fadiga a danos no cérebro, como acidente vascular cerebral, além de cãibras e esgotamento. No caso de Teresina com a elevada umidade do ar, a transpiração (processo que o organismo utiliza para regular a temperatura do corpo) diminui porque a evaporação da água é dificultada e a sensação de calor aumenta.

Segundo o educador físico, Danilson Araújo Monteiro, “praticar atividade física exposto a altas temperaturas pode causar desidratação por perda de liquido através do suor; se for exposto ao sol, insolação; e em casos mais graves pode levar até a internação”. Para evitar o mal estar devido às elevadas temperaturas “o ideal é não praticar esportes em ambientes muito expostos ao sol, e, se não tiver outra opção, ficar o mínimo de tempo possível, e sempre ingerir bastante liquido, que diminui consideravelmente o risco de desidratação”, conclui.

Por: Ivana Machado

0 Response to "Altas temperaturas e exercícios físicos trazem riscos à saúde"

Postar um comentário

Powered by Blogger