2ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social

O Gira Esportes, preocupado em divulgar o lazer, a valoração cultural e a transformação social através do esporte, informa que, nesta quinta-feira (17) ocorre o lançamento da 2ª edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O evento é promovido pelo Ministério do Esporte, por intermédio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer (SNDL) e acontece no hotel Golden Tulip International, em Foz do Iguaçu (PR).

O lançamento deste prêmio é parte da programação oficial do I Seminário Latino Americano de Políticas Públicas Integradas de Lazer, Esporte e Educação, que acontece entre de 16 a 19 de junho. Este é fruto da parceria entre os Ministérios do Esporte e da Educação com a Universidade Federal de Integração Latino-americana (UNILA). O objetivo deste seminário é criar uma Rede de Produção do Conhecimento e Informação, na América Latina, a fim de contribuir com a qualificação de políticas públicas e o desenvolvimento de ações integradas nos campos de Lazer, Esporte e Educação.

Na 1ª edição, realizada em 2008, do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social podiam se inscrever estudantes, pesquisadores e gestores que estudam políticas esportivas. Todavia, como novidade desta edição, observa-se a categoria dedicada às mídias, com o tema “Esporte, Lazer, Juventude e Promoção da Paz”. As áreas de jornalismo impresso, telejornalismo, fotojornalismo, webjornalismo e audiovisual educativo poderão ser premiadas.

O prêmio é composto de cinco categorias. Destas, três são regionais: Dissertação, Tese e Pesquisa Independente; Monografias de Graduação e Especialização; Relatos de Experiência). Assim, serão escolhidos os três melhores trabalhos nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. As outras duas categorias são nacionais, intituladas Ensaio e Mídias.

Diante de tal fato, o Gira Esportes, recomenda aos gestores, pesquisadores, estudantes e a mídia em geral que participem do evento. Um trabalho escrito por um piauiense pode ser lido em cidades que possuem um investimento em esportes superior ao Piauí. Dessa forma, vão saber quais são as dificuldades encontradas no nosso Estado.

“Toda iniciativa voltada para a melhoria das políticas públicas para o esporte é importante e satisfatória”, afirmou João Henrique, gerente de esportes da SEMEL (Secretaria Municipal de Esportes e Lazer), sobre o prêmio. A assessora da FUNDESPI (Fundação dos Esportes do Piauí), Élida Félix, em um rápido bate papo com o Gira Esportes, também se manifestou sobre o prêmio. “É muito bom iniciativas como essa, pois mostram o que está sendo feito. É uma forma de divulgar o lazer, que é muito caro e é um direito de todos, como afirma a constituição”, ressaltou.

Confira alguns dos vencedores da 1ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social.

CATEGORIAS COM PREMIAÇÃO REGIONAL

CATEGORIA 1: DISSERTAÇÕES, TESES E PESQUISAS INDEPENDENTES

REGIÃO NORDESTE:

1º LUGAR: Campos de visibilidade da capoeira baiana: as festas populares, as escolas, o cinema e arte 1955-1985 – Luís Vitor Castro Júnior – BA

2º LUGAR: Gingado na Prática Pedagógica Escolar: expressões lúdicas no Quefazer da Educação Física – Henrique Gerson Kohl – PE

REGIÃO SUDESTE:

1º LUGAR: Jogos e Cidades: ordenamento territorial urbano em grandes eventos esportivos – Sávio Raeder – RJ

2º LUGAR: Futebol libertário: um jeito novo de jogar na medida – Fábio Silvestre da Silva – SP

3º LUGAR: A Imagem Corporal de Adolescentes de Rua de Belo Horizonte e seus reflexos no processo de inclusão e exclusão social – Adenilson Idalino de Sousa - MG

Por: Ana Luiza Floriano

0 Response to "2ª Edição do Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social"

Postar um comentário

Powered by Blogger