Pedalando no Ciclismo de Teresina

Teresina já pedala forte no estilo do Ciclismo

O ciclismo é um esporte que conta com um bom número de adeptos na capital piauiense. Ele é indicado para todas as idades, apresenta uma menor sobrecarga nas articulações – comparando-se a corrida – diminuindo riscos de lesões nos joelhos e coluna. Ele também diminui o estresse, visto que se tem a liberação de endorfina e adrenalina que aumentam a sensação de bem estar. Além de tudo isso, ele treina grupos musculares como quadríceps, glúteos, abdômen, panturrilha e lombar.

Em Teresina, já existem alguns grupos voltados para a prática do ciclismo, tais como os Los Cambitos BTT, Pedal Noturno, Filhos do Sol Bikers,Pedal Livre, dentre outros.

Em conversa com um dos fundadores dos Los Cambitos BTT, Wagner Setubal, pode-se obter muitas curiosidades interessantes desse grupo. Los Cambitos já existe a sete anos e inicialmente foi fundado por ele e mais dois companheiros, Fernando Lopes e Felipe Sampaio. O nome Los cambitos, foi meio que uma sátira em cima de outros grupos que queriam americanizar seus nomes, e se intitularam assim também por sentirem que tinha mais haver esse nome com a estética das canelas finas, o que não passava de uma brincadeira. “O nome do grupo vem acompanhado do BTT (bicicleta todo terreno), como é chamado o esporte em Portugal e Espanha, ao invés de Mountain Bike” afirma Setubal.

Foto grupo Los Cambitos

Segundo Setubal, o Grupo Los Cambitos está aberto a quem queira participar, necessitando apenas de fôlego e disposição para agüentar longas pedaladas. Ele disse que é notável o apreço que os novos integrantes tem com o esporte, pois, inicialmente, alguns pedalam com bicicleta simples, mas com o tempo, com o aumento da paixão pelo esporte, eles adquirem novas bicicletas ou mudam peças das antigas.

Quando o treino deles é pela manhã, os Los Cambitos começavam a treinar, em média, as 6 horas e faziam percursos de 40 a 60 km, mas hoje eles preferem sair de carro e procurar novas trilhas, visto que as trilhas próximas estão muito perigosas ou já não existem. Um destino escolhido são as trilhas de Altos- PI.

Parada na trilha entre Altos e Barra do Longá

O Perfil do grupo é andar de bicicleta, e andar muito!Diferente de outros grupos,não importando se é pra competição, na medida que não treinam apenas direcionado a isso, “Na verdade, pedalamos pra nos divertir e tentar superar os nossos limites” afirma Wagner Setubal.

Wagner Setubal(meio) e seus amigos de trilha

Os Los Cambitos não promovem eventos, e o objetivo inicial do grupo era participar do Piocerá, objetivo alcançado com êxito. Pode-se dizer que o grupo foi um dos pioneiros aqui em Teresina, visto que dele saíram outros grupos tais como o Pedal Noturno, Os Filhos do Sol e outros.

Confira um vídeo do Los Cambitos:



Por Amanda Sandes

Fotos de arquivo pessoal de Wagner Setubal

2 Response to "Pedalando no Ciclismo de Teresina"

  1. É MUITO BOM SABER QUE O CICLISMO ESTÁ CRESCENDO EM TERESINA.INICIEI NO CICLISMO EM 2006 COM UM GRUPO DE AMIGOS,HOJE ESTOU FAZENDO PERCURSOS SOZINHO.SERIA BOM ESTAR NUM GRUPO ASSIM.

    Alguem sabe como entro para o grupo?

Postar um comentário

Powered by Blogger