Capoeira sem limites

O site EBCPORTUGAL.COM faz uma definição importante do que é capoeira. Eles dizem que “Capoeira é uma Arte Marcial que combina elementos de dança com luta, corpo e alma, ao som de instrumentos e cânticos, seguindo um ritual específico, durante o qual se desenrola um “jogo”, dentro dum círculo formado pelos praticantes (a Roda).”

O Piauí já conta com alguns grupos de capoeira que congregam pessoas das mais variadas classes sociais e, dentre esses, existe o grupo chamado Raízes do Brasil que conta com representações em quase todo o território nacional, bem como, fazem trabalhos em outros Países.


Em conversa com o Mestre Touro, que realiza trabalhos em Teresina, ele falou que as aulas da capoeira ministradas por ele e pelo grupo não se restringem apenas a aulas práticas, de ação, mas também a aulas teóricas, mostrando a história do Brasil que não é contada nos livros didáticos, da sua influência na libertação dos escravos e com isso um desenvolvimento do País. Ele diz também que a capoeira tentar disseminar os princípios gerais do esporte, que são cidadania, respeito, dedicação que “são ensinamentos que a pessoa vai levar por toda a vida” diz Touro.


Touro diz q Touro diz que a capoeira é um ambiente amplo e que cabem vários tipos de pessoas. Tem umas que vão com o objetivo típico do esporte, que é a luta, mas muita gente vai com objetivos estéticos, por causa que elas não gostam de freqüentar academias e que a capoeira ajuda a modelar o corpo. Há que levar em conta também que ela permite uma sociabilidade com vários níveis sociais e por isso, a capoeira além de ser um esporte marcial, ela também é uma forma de entretenimento e lazer.

Mestre Touro dentro do grupo Raízes do Brasil participa de alguns projetos sociais. A mais de 10 anos que é ligado ao projeto 2º Tempo e Escola Aberta, que é dedicado a jovens do bairro Mafrense (zona norte de Teresina).

Por ser um bairro pobre, ele acredita que já conseguiu mudar a vida de muitos jovens. Esse projeto não é dedicado a um grupo social específico, é um projeto do bairro apenas. Alguns alunos já desenvolvem trabalhos de capoeira em outros lugares.


Nesta ultima terça, dia 03 de junho, o Mestre Touro embarcou juntamente com o professor David de Campinas- SP para Itália, onde estão contribuindo para um curso técnico de Capoeira.

Outro objetivo do Mestre Touro na Itália é divulgar o Encontro das Américas, marcado para ocorrer de 12 a 17 de julho.


Confira uma apresentação de capoeira feita no Teatro 4 de Setembro:



Por Amanda Sandes

abtriz@gmail.com

0 Response to "Capoeira sem limites"

Postar um comentário

Powered by Blogger