Badminton do Piauí fatura 17 medalhas em competição nacional.

Badminton. O segundo esporte mais praticado no mundo. Existe a 2000 anos. Semelhante aos tênis. Físicamente e socialmente. Ambos com raquete, o primeiro tendo uma peteca no lugar da bola. Ambos praticados, teoricamente, por classe A e B. Teoricamente, porque aqui, no Piauí, foi justamente na periferia que a atividade obteve suas melhores revelações. Aplicado como projeto de inclusão social, o esporte transforma uma juventude carente em atletas competitivos. Foi o que se comprovou na 17ª Copa Sul de Badminton, que aconteceu neste fim de semana, em Porto Alegre/RS. Foram 17 medalhas conquistadas pelas duas delegações piauienses: 3 de ouro, 5 de prata, 3 de bronze. A competição, válida pela segunda etapa do Campeonato Brasileiro, contou com dois torneios simples, um de dupla,outro individual.

Regras :

A peteca oficial de badminton tem dezesseis penas de ganso, que pesam apenas cinco gramas e geralmente não duram mais que 5 "rallys" por partida. O volante, para o nivel amador, é feita de Nylon e geralmente tem uma cor amarelo limão. A rede fica a 1,55 metros do chão.

O objetivo do jogo é, usando a raquete, rebater a volante sobre a rede para a quadra do adversário, sem deixar a peteca tocar no chão. Aquele que deixar a volante cair dentro do seu lado da quadra, ou rebater a volante para fora da quadra, perde a jogada. Se o jogador (ou parceiro) que ganha a jogada for o que a iniciou, então marca-se um ponto e começa uma nova jogada; se não, passa a ser o adversário quem serve, e é esse que ganha o ponto,(igual as atuais regras do Volei, onde os pontos são corridos). O primeiro jogador a atingir 21 pontos ganha o jogo. O "game" pode chegar no máximo de 30 pontos, caso os jogadores empatem em 20 a 20 o jogo é prolongado para 22 pontos, caso empatem em 21 a 21 o jogo é prolongado para 23 pontos e assim até os 30 pontos máximos. O jogo tem duração máxima de três "games", o famoso melhor de três. Existe o intervalo de 2 minutos entre os jogos e o intervalo de 1 minuto quando alcançado os primeiros 11 pontos de um jogador por "game". Ganha quem vencer 2 jogos.


Confiram abaixo o quadro de medalhas :

Federação Piauiensede Badminton

OURO
Fabrício Farias / Sub-11 Simples Masculino

PRATA
Thainara Silva / Sub-13 Simples Feminino
Fabrício Farias e Thainara Silva / Sub-13 Dupla mista
Andreza Miranda / Sub-17 Simples Feminino
Lucas Alves / Sub-19 Simples Masculina

BRONZE
Francielton Farias / Sub-15 Simples Masculina
Francielton Farias e Matheus Nakao (SP) / Sub-17 dupla masculina

Associação de Badminton do Grande Dirceu

OURO
Lorena Vieira e Monaliza Feitosa / Sub-13 - Dupla femimina
Jéssica Oliveira / Sub-19 - Simples feminina

PRATA
Lorena Vieira / Sub-11 - Simples feminina

BRONZE
Monaliza Feitosa / Sub-13 - Simples feminina

As delegações retornam ao Piauí a partir de segunda-feira.



Texto : Joaquim Camilo

Fotos : Cidade Verde.com / google.com

0 Response to "Badminton do Piauí fatura 17 medalhas em competição nacional."

Postar um comentário

Powered by Blogger