Mulheres Fortes

Boxe, esporte tipicamente masculino, vem ganhando cada vez mais espaço entre as mulheres

O Boxe, também conhecido como pugilismo, é uma arte marcial e esporte de combate que usa apenas os punhos, tanto para a defesa como para o ataque. Visto como um esporte predominantemente masculino, talvez pela agressividade presente nas lutas, o boxe também tem lugar para mulheres, e o boxe feminino vem conquistando adeptas, inclusive em Teresina.

O que é tido hoje como Boxe feminino , nos remotos tempos de Grécia, ocorria por causa de desavenças, e o prêmio em dinheiro ganho pela vencedora servia mais como uma indenização. (fonte - W. Oxberry: Pancratia, or a History of Pugilism.)


Apenas recentemente, em 2009, que o Boxe feminino passou a ser incorporado como esporte para as próximas olimpíadas que será em 2012, em Londres.

As categorias do Boxes são divididas em classe de idade e categorias de peso, visto que é proibido um boxeador lutar com outro de classe ou categoria distinta. A divisão por

peso e idade feita pela AIBA, que é o órgão máximo do boxe olímpico no mundo, fica da seguinte forma:



Para se determinar a classe de idade de uma boxeadora, o que interessa não é o dia de aniversário, mas sim o ano de nascimento.

A duração dos rounds no Boxe feminino são divididas da seguinte maneira:

Infantil – 3 minutos de round por 1 minuto e meio de descanso

Cadetes/ Junior – 3 minutos de round por 1 minuto e meio de descanso

Juvenis – 3 minutos de round por 2 de descanso

Adulto – 4 minutos de round por 2 de descanso

O Boxe em feminino em Teresina ainda não conta com tanta popularidade, mesmo que já exista academias oferecendo treino exclusivamente para mulheres, em média, desde o ano de 2004. Ao contrário do que as pessoas pensam, no boxe se exercita todo o corpo e não só os braços; e além disso se exige muito do quadril, o que faz com que se faça exercícios específicos para essa região do corpo. Em conversa com o dono de uma academia de Teresina, Said diz que as mulheres que procuram o esporte vão mais por um rigor estético, para emagrecimento, e que aqui não existe campeonatos voltado a mulheres.

Por: Amanda Sandes

0 Response to "Mulheres Fortes"

Postar um comentário

Powered by Blogger