Esporte é abordado no 27º Salão de Humor em Teresina

Em ano de Copa do Mundo, organização do evento diz que não poderia deixar de abordar o tema

Desde segunda-feira (14) e até sábado, 20 de junho, acontece no Theatro 4 de setembro e na praça Pedro II, no centro de Teresina, o 27º Salão Internacional de Humor do Piauí. Com o tema “Trânsito e Sociedade: Os desafios do século XXI” o salão é caracterizado pela diversidade cultural e por centenas de trabalhos vindos de toda parte do mundo.

O festival de humor mantém toda a sua graça com uma variedade de atrações, passando pelo humor em desenhos, shows, apresentações musicais, teatro e cinema. Há também estandes, exposições abertas, Festival de Performances, Roda de Poesia e Tambores, e mostra competitiva de cartuns. Além de pontos de comidas e bebidas típicas.

O evento conta com trabalhos de grandes artistas. Alguns cartunistas como Fred Ozanan, Luís solda e Ricardo Soares já participaram e conferiram os cartuns expostos na praça Pedro II.

Na área do esporte, algumas obras de Paulo Caruso, Rodrigo Rosa, Mario Alberto, Léo Martins, Flávio Luiz e outros, estão em destaque no salão de humor na exposição “Um país de chuteiras”. Essa exposição trata apenas da história do futebol e, sobretudo das copas de 1966 a 2002. Entretanto, a copa de 2006 não foi abortada, porque a exposição já foi apresentada antes.

Mesmo sendo repetida, a exposição continua atraindo a atenção do público

Segundo um dos representantes da produção do evento, Raildo Pereira, toda a temática do salão está voltada para o trânsito, mas por ser ano de copa o salão de humor não poderia deixar de abordar o tema. “Como estamos em ano de copa, a gente não podia deixar passar em branco no salão a abordagem desse tema. A exposição já esteve na praça e esse ano a gente achou que seria interessante a volta da exposição”, afirma.

Apesar de ser repetida, a exposição tem sido uma das mais visitadas esse ano. A galeria traz charges, caricaturas e cartuns que faz qualquer um viajar pela história do futebol brasileiro desde que ele surgiu, no começo do século passado, quando chegou a primeira bola de futebol no Brasil até a copa de 2002, contados em forma de arte e humor. Em cada banner tem várias peças de vários artistas.

Na exposição está presente Baltazar, cabecinha de ouro (foto ao lado), que é a 1ª caricatura publicada no Brasil, pelo Jornal Última Hora, em São Paulo, nos anos 50. Mostra também as façanhas de Pelé (nos anos 50 e 60) a Era Zico (na década de 80) o futebol carioca, a era Garrincha, a 1ª e 2ª geração de craques, e muito mais.

De acordo com a organização do evento, a administração dessa exposição “Um país de chuteiras”, ficou por conta dos cartunistas conhecidos nacionalmente como “Jal” e “Gual” (José Alberto Lovreto e Gualberto Costa, respectivamente). Através de inúmeras pesquisas, os dois escolheram uma série de desenhos, retratando o que houve de melhor em cada ano de copa e reuniram em um livro chamado “A História do Futebol no Brasil através do Cartum”, lançado em 2005 pela Editora Bom Texto.

Para quem ainda não teve a oportunidade de ver estas obras, o Salão de Humor fica em exposição até domingo.

Por: Rhavena Dias

0 Response to "Esporte é abordado no 27º Salão de Humor em Teresina"

Postar um comentário

Powered by Blogger