Teresina adere à moda européia e implanta academias ao ar livre

Grande moda na Europa, principalmente em Londres, as academias ao ar livre são uma ótima pedida para quem quer malhar em um ambiente mais atraente que o das academias

As academias, conhecidas como ginásios de esportes, existem desde o século passado quando um alemão, professor Attila, montou, em 1867, em Bruxelas, uma instituição destinada ao ensino da cultura física com aparelhos. Posteriormente, a prática de atividade física em ambientes fechados se espalhou pela França e Estados Unidos. Especialistas acreditam que elas surgiram devido à grande insegurança dos parques e praças da época, e também a música, que passou a acompanhar os movimentos e a motivar os clientes.


No Brasil a primeira academia com moldes comerciais surgiu em 1914 na cidade de Belém, com a modalidade de jiu-jítsu ensinada pelo japonês Conde Koma. Após Belém a atividade se espalhou pelo Brasil.

Mas atualmente as academias têm deixando de lado essa estrutura fechada, e vêm sendo inseridas em ambientes abertos. Em Teresina, elas visam atender ao público da terceira idade. Já são três academias em ambientes públicos da cidade: uma na sede do Centro de Conveniência da Terceira Idade (CCTI), no Centro de Teresina, outra no bairro Poty Velho e uma no Dirceu Arcoverde.

No bairro Poty Velho, a academia foi inaugurada dia 18 de dezembro 2009, com o intuito de atender 300 idosos por dia. A proposta é trazer melhor qualidade de vida a terceira idade, ajudar a combater a depressão e as dores musculares, muito comuns entre idosos.

Dona Raimunda aproveita a academia para melhorar sua saúde

Mas nem tudo são flores nessas academias. Após 5 meses de uso, a comunidade de bairro Poty Velho vem encontrando dificuldade em manter os equipamentos em um bom estado de conservação, devido principalmente ao mau uso que crianças e adolescentes fazem dos equipamentos.

Segundo Ivan Macedo, presidente da Associação de Moradores do bairro Poty Velho, não existe fiscalização e os equipamentos ficam a mercê de quem não tem conhecimento sobre a forma correta de utilização dos equipamentos, “enquanto o educador físico está ajudando os idosos ninguém se aproxima, até mesmo por medo de educador, mas quando acabam as aulas os equipamentos ficam livres para o uso indevido”, comenta o presidente.

Apesar das dificuldades a academia vem sendo utilizada por grande parte da população do bairro e agradou a muitos moradores que, garantem uma melhor qualidade de vida após a inauguração da academia. Segundo a aposentada Raimunda Rocha ,de 71 anos “a academia melhorou minhas dores, que eram muitas, e sem falar que eu emagreci, nosso corpo é muita água e aqui a gente soa muito, então a gente emagrece”, completa a aposentada.

Veja mais:

Academias ao ar livre em Londres


Prefeitura ressalta benefícios da academia

Por: Ivana Vasconcelos

0 Response to "Teresina adere à moda européia e implanta academias ao ar livre"

Postar um comentário

Powered by Blogger